
A niacinamida está entrando com tudo nas formulações cosméticas devido aos amplos benefícios que propicia aos tratamentos de pele.
A substância pode ser incorporada a diferentes cosméticos, como de tratamento anti-aging, hidratantes, tônicos, séruns, primes, protetor solar e outros, além de ser usada isoladamente.
Antes de inserir a niacinamida na rotina de skincare, recomendamos saber mais sobre a formulação, seus benefícios e como usá-la.
O que é niacinamida?
A niacinamida consiste na forma ativa da vitamina B3, sendo solúvel em água e também chamada de nicotinamida em alguns dermocosméticos.
A vitamina B3 estimula a síntese de ceramidas presentes naturalmente na derme, o que resulta em seu alto poder de hidratação e seu uso versátil em diferentes produtos para pele.
Um dos fatores-chave para o aumento do uso da niacinamida é que a substância não degrada em decorrência da exposição à luz solar ou temperaturas elevadas, prolongando a proteção.
Indicada para peles sensíveis e irritáveis, a niacinamida consegue amenizar quadros de vermelhidão, coceira e inflamação na pele.
Além disso, seu uso associado com outras substâncias, como ácido hialurônico, retinol e vitamina C tornam seus resultados ainda mais satisfatórios.
Concentração de niacinamida
Na hora de escolher o produto com niacinamida uma das dúvidas comuns refere-se à concentração de vitamina B3 na formulação.
Nesse sentido, é fundamental saber que existem sim diferentes concentrações disponíveis, mas que não há uma delas que é ideal, visto que, em geral, apresentam características específicas.
Os produtos com niacinamida com concentração entre 2% e 4% geralmente são associados a outros compostos que potencializam os efeitos da vitamina B3, entregando hidratação profunda e nutrição à pele.
Também é possível encontrar a niacinamida com concentração entre 5% e até 10% sendo que nesses casos é mais comum que ela seja concentrada e com menos combinações. Nesse caso, a associação com ácidos deve ser cautelosa e apenas quando orientado por dermatologista.
Portanto, ainda que a concentração de niacinamida varie entre os produtos dermocosméticos disponíveis, é importante avaliar a formulação completa do produto para verificar quais resultados ele entrega.
Outro aspecto relevante é dar preferência para formulações veganas, orgânicas e limpas, garantindo um produto mais comprometido com sua saúde como um todo.
Benefícios da niacinamida na pele
Melhora a hidratação
O principal efeito da niacinamida nos dermocosméticos é promover a síntese de ceramidas e ácidos graxos, o que contribui na hidratação cutânea.
Além disso, a substância também estimula a queratina e a filagrina que atuam na retenção de água e ajudam a manter a pele hidratada por meio de uma barreira cutânea que impede a perda de lipídios.
Dessa forma, o resultado inclui uma pele mais hidratada, evitando o ressecamento, e também amenização de quadros de irritação cutânea, como com vermelhidão.
Controla a produção sebácea
A niacinamida também atua na regulação sebácea da pele, contribuindo na estética e saúde de peles acneicas.
A redução do sebo com o tratamento com vitamina B3 é acompanhada de ação anti-inflamatória, o que é fundamental para minimizar coceiras nas acnes que desencadeiam quadros irritadiços.
Auxilia no reparo do DNA
A ação da radiação solar somada aos radicais livres resulta no estresse oxidativo da pele, processo que, no longo prazo, causa danos ao DNA dificultando a regeneração celular.
A niacinamida contribui na aceleração do reparo do DNA das células e ajuda a reduzir os danos causados às células, prevenindo o envelhecimento cutâneo resultante desse processo.
Controla a pigmentação
A vitamina B3 é uma das aliadas nos tratamentos de manchas e melasmas na pele, tanto na prevenção quanto na amenização desses sinais.
A niacinamida atua prevenindo que a melanina fique concentrada após a produção pelos melanócitos, o que causa a hiperpigmentação que resulta nas manchas.
Trata-se de uma opção de cuidado mais segura que a hidroquinona, mas igualmente eficaz no tratamento do melasma.
Previne o envelhecimento
Devido estimular a produção das fibras de colágeno e elastina, a niacinamida apresenta resultados na prevenção do envelhecimento facial, reduzindo e amenizando as rugas e linhas finas e também mantendo a cútis com textura mais viçosa e firme.
Combate os radicais livres
Os radicais livres estão entre os principais responsáveis pelo envelhecimento celular e, consequentemente, envelhecimento da cútis.
Eles consistem em moléculas instáveis que promovem a oxidação celular como resultado de reações químicas para estabilizar sua carga de elétrons.
Dessa forma, eles causam o estresse oxidativo, que ocorre quando há a oxidação das células saudáveis em decorrência do excesso de radicais livres.
Para combatê-los é importante ingerir alimentos e usar cosméticos com ação antioxidante, como a niacinamida, que combate os radicais livres e reduz os danos à pele causados pela radiação solar e pelo estresse oxidativo das células dérmicas.
Reduz os danos da luz azul
Atualmente, a luz azul também é um problema devido à ampla exposição às telas, como de computador e celular, e luzes internas.
Ainda que me menor medida que a radiação solar, a luz azul também é prejudicial à saúde da pele, pois penetra profundamente na derme e estimula a presença de radicais livres.
A niacinamida ajuda a reduzir os danos causados pela luz azul devido sua elevada ação antioxidante que contribui no combate aos radicais livres aumentados.
Os danos causados pela luz azul explica a necessidade de ter uma rotina de skincare e usar protetor solar mesmo quando permanecer em ambientes internos.
Reduz danos da poluição e fatores ambientais
A poluição e fatores ambientais, como vento, poeira e outros, também são danosos à pele e causam o aumento dos radicais livres e maior estresse oxidativo das células.
A vitamina B3 também contribui na rotina de skincare amenizando esses danos causados pelo meio no qual vivemos, principalmente nos centros urbanos.
Redução da sensibilidade
A sensibilidade e intolerância da pele aos dermocosméticos são desafios às pessoas com esse tipo de pele, pois é difícil encontrar produtos apropriados ao mesmo tempo em que a falta deles pode desencadear mais irritações.
A niacinamida apresenta-se como uma opção nesses casos, pois ajuda a criar uma barreira cutânea mais espessa para evitar a perda de água e consequente ressecamento da derme.
Portanto, pessoas com pele sensível e também com tendência a problemas dermatológicos, como a rosácea, beneficiam-se do uso regular da vitamina B3.
Outro aspecto importante para quem tem a pele assim é dar preferência aos dermocosméticos naturais, orgânicos e limpos, que não tem componentes tóxicos, sendo mais amigáveis à pele sensível.
Como usar a niacinamida?
A niacinamida pode ser inserida na rotina de skincare por meio de diferentes produtos e combinações de acordo com suas necessidades, tipo de pele, idade e estilo.
Como a vitamina B3 está presente em produtos diversos, como protetor solar, ajudando a bloquear a radiação solar, em hidratantes, séruns e outros, separamos uma lista de combinações possíveis com a substância. Confira!
- niacinamida + vitamina C: opção muito eficaz, pois as substâncias tem seus resultados potencializados quando usadas conjuntamente. Elas têm ação antioxidante, combatendo os radicais livres e também ajudam no clareamento da pele e estímulo à produção de elastina e colágeno;
- niacinamida + retinol: combinação também inteligente, pois ambos atuam no tratamento anti-aging principalmente pelo estímulo ao colágeno promovido pelo colágeno e a ação antioxidante da vitamina B3;
- niacinamida + gluconolactona: em conjunto essas substâncias vão ajudar no combate às manchas e melasmas, amenizar rugas e aumentar a barreira da pele promovendo maior hidratação da derme;
- niacinamida + ácido salicílico: quando usadas na rotina de skincare as substâncias vão promover ação anti-inflamatória e contribui para renovação das células;
- niacinamida + ácido lactobiônico: junção indicada pela elevada ação antioxidante, contribuindo ainda na hidratação e produção de colágeno e na renovação celular;
- niacinamida + ácido mandélico: as substâncias agem no clareamento da pele e tratamento de manchas e melasmas promovendo efeito iluminador, além de ter ação antiacne e suavizar linhas finas;
- niacinamida + ácido tranexâmico: junção indicada para clareamento da pele;
- niacinamida + ácido glicólico: contribui no tratamento anti-aging devido melhorar a textura da pele graças ao aumento do colágeno e renovação celular;
- niacinamida + ácido hialurônico: promovem hidratação profunda com efeito preenchimento e amenização das rugas e linhas leves, além de melhorar a textura da derme.

